Os programas de fidelidade, utilizados em diversos ramos comerciais, precisam identificar e entender quais são os principais fatores para o engajamento de seus clientes. Estratégias de fidelização são sinônimos da acumulação de pontos para troca em descontos e produtos, mas hoje a realidade é outra.
O varejo brasileiro desperdiçou cerca de R$ 11 bilhões com promoções desnecessárias (produtos que seriam comprados a preço normal). Um estudo realizado pela Hello Research mostra que apenas 32% se recordam de ações promocionais nos supermercados, mostrando que, na maioria dos casos, essas ações possuem pouca relevância.
As pessoas possuem uma característica marcante: se acostumam rapidamente com as vantagens que recebem. Descontos ou promoções causam grande satisfação quando aplicadas, mas, em pouco tempo, se tornam ?mais do mesmo?. O que era pra ser um diferencial, se torna o mínimo esperado pelos consumidores. Assim como programas de fidelidade.
Por este motivo, é preciso desenvolver promoções que sejam relevantes para cada perfil de consumidor. A utilização de mecanismos do e-commerce permite identificar não somente perfis de compra, mas desenvolver iniciativas personalizadas, que impactam até mesmo em segmentos onde a demanda é mínima.
Essa possibilidade gerada pelo mercado digital passa a ser um enorme potencial. Ter informações sobre o seu consumidor é o principal ?tesouro? fornecido pelas ferramentas digitais.
Uma boa estratégia deve ampliar os canais de acesso do consumidor ao seu negócio. Criar uma integração entre a loja física, redes sociais, marketplaces e uma loja on-line é fundamental.
Saber quando seus produtos foram pesquisados e por qual público (faixa etária, gênero, localização e outros), facilita o desenvolvimento de campanhas que se tornam, inúmeras vezes, mais eficazes.
Dessa forma, através de sua estratégia é possível potencializar as ações e gerar uma alta eficiência operacional e promocional, assim como reduzir os custos para aquisição de clientes.
Com informações do Portal Novarejo.