A versão 13.0 do EMC Gestão Empresarial acaba de ser lançada, trazendo uma experiência ainda mais fluida, novas automações e recursos que ampliam a eficiência da gestão empresarial.
Interface renovada para mais produtividade
A experiência de uso foi aprimorada com um novo design para a tela inicial em praticamente todos os módulos. Ícones mais intuitivos e um visual mais moderno tornam a navegação mais fluida e o trabalho do dia a dia mais agradável.
Soluções de autoatendimento
A EMC Sistemas segue inovando no desenvolvimento de soluções para atendimento autônomo, e esta versão traz dois novos terminais:

- Autoatendimento para supermercados e varejo: o próprio cliente pode registrar suas compras e efetuar o pagamento de forma rápida e prática. O terminal está integrado a uma balança para conferir o peso dos produtos, garantindo total segurança para o estabelecimento.
- Autoatendimento para restaurantes self-service: permite que os clientes registrem o peso do prato e sua bebida de forma prática. O sistema conta com comando de voz, trazendo mais acessibilidade. Lembrando que a EMC também oferece um terminal para autopagamento das comandas, agregando ainda mais tecnologia ao restaurante.
Ambos os terminais podem ser configurados conforme as necessidades de cada estabelecimento, oferecendo um atendimento moderno e eficiente.
Tributações sempre atualizadas automaticamente
A atualização manual dos tributos aproximados ficou no passado! Agora, o sistema conta com um serviço em nuvem que obtém automaticamente as tributações do IBPT e mantém a base de dados sempre atualizada. Além disso, ele também atualiza tabelas como NCM, CEST e ANP, garantindo que as empresas estejam sempre em conformidade com a legislação vigente.
Facilidade para empresas com Regime Especial de ICMS
Empresas beneficiadas pelo crédito presumido de ICMS agora contam com um módulo dedicado para calcular esses créditos, realizar a sub-apuração do imposto e emitir as notas fiscais de estorno de crédito. O sistema também gera automaticamente o Sped Fiscal completo, incluindo o Registro 1900, garantindo mais agilidade no cumprimento das obrigações acessórias.
Oficinas mecânicas mais organizadas e automatizadas
O módulo de oficina mecânica recebeu melhorias significativas para facilitar a gestão dos serviços prestados:
- Controle de status dos serviços, permitindo monitorar cada etapa da manutenção e registrar anotações.
- Envio automático de mensagens via WhatsApp sempre que o status da OS for atualizado, notificando vendedores, mecânicos e clientes.
- Novo campo para laudo técnico, permitindo um detalhamento mais completo dos serviços realizados.
- Cobrança unificada de produtos e serviços, simplificando pagamentos via TEF e emissão de boletos.
A evolução continua!
A versão 13.0 traz diversas melhorias que vão tornar o dia a dia da sua empresa ainda mais produtivo.
Confira a seguir a lista completa com todas as novidades desta atualização!
EMC Gestão Empresarial versão 13.00.01
Melhorias na Interface e Usabilidade
- Redesign da tela inicial, com cores mais modernas e ícones intuitivos.
- Tratamentos para agilizar a abertura do sistema e melhorar o desempenho em geral.
Novas Integrações e Automação
- Nova rotina para atualização automática de tributações fiscais e tabelas, incluindo NCM, ANP e CEST.
- Novo fluxo de sincronização de notas fiscais do Mercado Livre Full, por meio da integração com a Loja Web.
- Melhoria na integração com WhatsApp, desmembrando os modelos de mensagem para envio de OS de diagnósticos e serviços.
- Nova integração com a Mtrix, permitindo a exportação de informações de vendas, clientes, fornecedores, força de vendas e produtos para compartilhamento com a fábrica, fornecendo inteligência de mercado.
- Nova integração com o Sicredi para emissão de boletos bancários via API de Cobrança.
- Atualização da API de Cobrança do Banco do Brasil, garantindo maior eficiência na emissão de boletos bancários.
- Inclusão do banco BMP Money Plus no controle bancário, permitindo a emissão de boletos bancários por essa instituição.
- Inclusão de adquirentes no controle de cartões: Bolt, Pluxee, Paycash e Peça Aí.
Gestão Financeira e Cobrança
- Nova função para exportar o relatório de duplicatas a pagar no formato CSV.
- Nova opção para alterar o texto do e-mail ao enviar boletos bancários, sem necessidade de edição da mensagem padrão.
- Nova opção "Visualizar Boleto Bancário", facilitando a geração da segunda via do boleto.
- Inclusão de um campo para o número de WhatsApp do responsável por cobrança no cadastro de clientes, para envio automático de boletos e avisos.
- Mudança para disponibilizar as contas bancárias não integradas ao caixa como opção de integração na quitação de duplicatas.
- Nova opção para configurar um certificado digital (PFX) específico para a geração do Pix via QR Code.
Controle de Estoque, Compras e Vendas
- Nova opção para transferir estoque entre lojas sem necessidade de emitir pedido.
- Nova exibição da descrição completa do produto (até 120 caracteres) na tela de gestão de compras.
- Nova opção para ordenar a grade da pesquisa de compra pelas quantidades "Disponível" e "Reserva".
- Melhorias no funcionamento do Monitor de NF-e, garantindo a manifestação de ciência da operação e, consequentemente, o download das notas.
- Criação da função "Copiar Chave de Acesso" na importação de NF-e, agilizando o uso da opção "Baixar XML do Portal".
- Nova função para remover NF-e em massa da tela de importação de NF-e, permitindo ocultar rapidamente as notas de um fornecedor específico.
- Criação do modelo 8 de etiqueta de produto com descrição e preço, compatível com impressoras jato de tinta, laser e matricial.
- Nova opção para incluir todos os produtos da pesquisa na tela de emissão de etiquetas, facilitando a seleção de vários produtos para emissão de etiquetas.
- Ajuste para exibir até 40 caracteres da descrição do produto nas etiquetas de gôndola da impressora Elgin BTP-L42.
- Inclusão do totalizador das vendas por forma de pagamento no relatório de fechamento de operador.
- Nova opção para cancelamento em massa de pré-vendas, por intervalo de datas.
- Implementação de um alerta na criação de promoções, instruindo o usuário a reiniciar a tela de vendas para garantir a aplicação correta da promoção.
- Novo campo para indicar o horário de saída do veículo, no romaneio de entrega.
Clientes e Fornecedores
- Nova opção de pesquisa por fábrica (ou fornecedor) no relatório de clientes sem registro de compras.
- Novo detalhamento dos créditos de devolução dos fornecedores, apresentando o histórico de créditos gerados, já utilizados e o saldo pendente.
Aprimoramentos Fiscais
- Implementação do Regime Especial de ICMS - Crédito Presumido, permitindo um tratamento fiscal mais vantajoso para redução da carga tributária.
- Novo parâmetro para cálculo da substituição tributária na entrada de mercadorias, permitindo usar o valor líquido ou valor dos produtos acrescido de desconto.
- Adequação à Nota Técnica 2024/001, que trata do preenchimento do CRT = 4 no XML da NF-e para microempreendedores individuais (MEI).
- Nova opção para alteração em massa do parâmetro "Aproveitar Crédito de ICMS e ICMS ST" no cadastro de produtos.
- Alteração no menu de apurações, passando a exibir as opções de relatórios conforme o regime tributário da empresa.
Manager versão 13.00.01
- Nova opção para imprimir o documento auxiliar das vendas (DAV), fornecendo um comprovante para o consumidor.
- Novo campo para informar observações de até 50 caracteres nas vendas.
- Melhoria na tela de vendas para calcular e apresentar o troco.
- Melhoria na tela de vendas, preenchendo automaticamente o cliente como "VENDA CONSUMIDOR" ao passar pelo campo em branco.
EMC Fiscal versão 10.00.01
- Redesign da tela inicial, com cores mais modernas e ícones intuitivos.
- Novas opções de pesquisa no relatório "Registro de Entrada/Saída", permitindo gerar o relatório com todas as operações de entrada e/ou saída juntas.
- Melhorias na exportação dos relatórios de entradas e saídas, incluindo colunas para PIS, COFINS, ICMS e Total EFD Contribuições, facilitando as conferências.
- Destaque em vermelho para produtos não cadastrados na tela "Importar CF-e" do SAT.
- Adequação do módulo para os Regimes Especiais de ICMS, habilitando o cálculo dos créditos presumidos, a sub-apuração do imposto e a escrita fiscal com o Registro 1900.
- Criação do relatório de apuração do ICMS do Regime Especial, detalhando as operações com crédito presumido.
NF-e versão 10.00.01
- Redesign da tela inicial, com cores mais modernas e ícones intuitivos.
- Implementação do Pix via QR Code para pagamento integrado na finalização das notas.
- Melhorias na emissão de notas fiscais de venda para entrega futura, com mercadorias sujeitas a substituição tributária.
- Novo filtro por intermediador para emissão automática de notas fiscais provenientes da Loja Web, referentes a vendas em marketplaces.
- Nova opção para emitir notas fiscais automáticas de bonificação, provenientes do módulo Força de Venda.
- Nova opção para emitir notas fiscais de estorno de crédito de ICMS, para produtos beneficiados pelo crédito presumido.
- Mudança para apresentar o valor do desconto em campo próprio, nas notas fiscais de devolução de venda, conforme o parâmetro de descontos concedidos.
- Novo parâmetro para exibir uma marca d'água na reimpressão do DANF-e, indicando que se trata de segunda via.
- Novo parâmetro para ocultar o valor da nota fiscal no DANF-e Simplificado - Etiqueta.
- Novo parâmetro para exibir a transportadora e o número de volumes no DANF-e Simplificado - Etiqueta.
- Novo parâmetro para destacar como desconto o valor das retenções em vendas para órgãos públicos federais.
Frente Comercial NFC-e versão 02.00.01
- Redesign da tela inicial, com cores mais modernas e ícones intuitivos.
- Mudança para permitir a finalização de OS provenientes da oficina cobrando o valor de produtos e serviços conjuntamente.
- Nova opção de liberar OS provenientes da oficina para emissão de NF-e/NFS-e, realizando a cobrança e movimentação de estoque no caixa, e deixando as notas fiscais pendentes.
- Mudança para contabilizar as vendas por NF-e e NFS-e na situação do caixa, garantindo um fechamento de caixa mais preciso.
- Melhoria na nova tela de condição de pagamento, permitindo aplicar desconto e acréscimo na finalização da venda.
- Nova opção para exibir o endereçamento logístico completo na impressão dos documentos auxiliares de venda (DAV).
- Nova opção para detalhar a forma de pagamento na impressão do DAV, permitindo ao usuário escolher se deseja apresentar o detalhamento das parcelas em operações a prazo.
- Adicionada a coluna "UF" na tela de pendências, permitindo a identificação da origem do cliente.
- Nova solicitação de usuário e senha para cancelamento de orçamento.
- Inclusão do telefone do cliente na tela de orçamentos abertos, facilitando o contato.
- Nova opção para envio de CF-e do SAT por WhatsApp, na tela de reimpressão.
- Novo controle para bloquear a transmissão de NFC-e com a mesma rejeição após 20 tentativas, evitando autuações por consumo indevido.
Frente de Loja NFC-e versão 02.00.00
- Novo terminal de autoatendimento, permitindo que o próprio consumidor registre seus produtos e faça o pagamento, com total segurança para o estabelecimento.
- Mudança para permitir a identificação do CPF de clientes não cadastrados nas notas fiscais, para vinculação com o programa "Nota Fiscal Mineira" e similares de outros estados.
- Adaptação para venda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), preenchendo as tags exigidas nas notas fiscais.
- Novo controle para bloquear a transmissão de NFC-e com a mesma rejeição após 20 tentativas, evitando autuações por consumo indevido.
NFS-e versão 04.00.01
- Redesign da tela inicial, com cores mais modernas e ícones intuitivos.
- Adaptação para o novo layout nacional de emissão de NFS-e, atendendo as cidades que já aderiram a esse modelo.
- Adequação para o provedor de Costa Rica-MS.
- Novo parâmetro para detalhar as parcelas e datas de vencimento no DANFS-e, para prestações de serviço com pagamento a prazo.
MDF-e versão 02.00.01
- Redesign da tela inicial, com cores mais modernas e ícones intuitivos.
- Removida a condição que limitava a vinculação de conhecimentos de transportes dos últimos 90 dias, na emissão do MDF-e.
- Nova opção para permitir a vinculação de notas fiscais emitidas por outros sistemas, na emissão do MDF-e.
- Nova função para encerramento manual de um manifesto, informando a chave e o protocolo de autorização.
Oficina Mecânica versão 08.00.01
- Redesign da tela inicial, com cores mais modernas e ícones intuitivos.
- Novo atalho "Serviços" na tela inicial, facilitando o acesso à agenda de serviços.
- Novo controle de status dos serviços, mapeando os processos de manutenção e criando um histórico de anotações em cada etapa executada.
- Envio automático de mensagens via WhatsApp aos vendedores, mecânicos e/ou clientes, sempre que houver alteração no status da OS.
- Melhoria na integração com WhatsApp, desmembrando os modelos de mensagem para envio de OS de diagnósticos e serviços.
- Nova opção para redigir laudo técnico nas ordens de serviço, detalhando os serviços realizados.
- Novo parâmetro para permitir lançamento de produtos na OS sem necessidade de informar um mecânico.
- Novos parâmetros para cálculo da comissão de mecânicos, desvinculando as configurações do Gestão Empresarial.
- Nova função para exportar o relatório de comissão de mecânicos nos formatos texto, Excel e PDF.
- Nova opção para ignorar clientes no cadastro das regras de revisão, para que as mensagens do controle de revisão não sejam enviadas a determinados clientes.
- Inclusão da coluna "CPF/CNPJ" na pesquisa de clientes, facilitando a busca durante a abertura da OS.
- Nova opção de procura de ordens de serviço (OS) pelo complemento informado na abertura da OS.
Oficina de Serviços versão 08.00.01
- Redesign da tela inicial, com cores mais modernas e ícones intuitivos.
- Melhoria na integração com WhatsApp, desmembrando os modelos de mensagem para envio de OS de diagnósticos e serviços.
- Novo parâmetro para permitir o fechamento da OS com produtos não cadastrados.
- Melhoria na tela de pesquisa de histórico, mantendo a última pesquisa realizada e trazendo o checkbox "Contendo o Texto" marcado por padrão.
- Tratamento para impedir a alteração do cliente da OS ao lançar o pagamento a prazo.
Comanda Touch versão 03.05.00
- Novo terminal de autoatendimento, permitindo que o próprio consumidor registre a pesagem do seu prato e sua bebida.
- Novo comando de voz para instruções do autoatendimento, garantindo acessibilidade.
- Nova opção para imprimir fichas para retirada de produtos ao vender no balcão.
- Adaptação para considerar e aplicar as promoções criadas no Gestão Empresarial.
- Implementação das teclas de atalho, otimizando o uso do módulo via teclado.
- Mudança para registrar o endereço de entrega apenas na conclusão do pedido para delivery, adaptando-se ao fluxo mais usual de atendimento.
- Novo parâmetro que permite ocultar o código do produto na impressão, evitando confusões com a quantidade do item.
Força de Venda versão 08.02.00
- Implementação dos pedidos de troca e bonificação, disponíveis no Call Center e Mobile.
- Melhoria no cadastro de novos clientes, marcando o status automaticamente como "Ativo", otimizando o fluxo de vendas.
- Nova opção para exportação de pedidos e orçamentos para o formato CSV.
- Mudança para considerar as configurações de impressão de DAV do Gestão Empresarial, padronizando a impressão de pedidos.
- Novas ordenações na tela "Pedidos/Orçamentos Lançados", organizando os registros ao clicar nas colunas.
- Nova opção de procura pela origem na tela "Pedidos/Orçamentos Lançados", possibilitando filtrar entre "Call Center" e "Mobile".
- Inclusão da função "F6 - Detalhes" na tela "Pedidos/Orçamentos Lançados", facilitando a busca e visualização dos pedidos.
- Novas opções de pesquisa na tela de administração de pedidos, permitindo filtrar pelos status "Aprovado", "Faturamento Antecipado" e "Documento Fiscal Emitido".
- Adição do campo "Roteiro" nas telas de análise e administração de pedidos para melhor organização das rotas comerciais.
- Mudança na tela "Pedidos Aprovados", adicionando filtros nas legendas de situação dos pedidos.
- Criação da tela "Contas Pagas" na análise de cliente, permitindo visualizar contas quitadas, em dia ou em atraso, além da média de dias em atraso.
- Novas identificações por cores no relatório de pedidos do Call Center, conforme a origem e o status de cada pedido.
App Força de Venda versão 08.02.00
- Implementação dos pedidos de troca e bonificação, disponíveis no Call Center e Mobile.
- Melhoria no cadastro de novos clientes, marcando o status automaticamente como "Ativo", otimizando o fluxo de vendas.
- Inclusão do campo "Complemento" na tela de cadastro de clientes.
- Inclusão do botão de busca por CEP na tela de cadastro de clientes, automatizando o preenchimento do endereço.
- Nova funcionalidade "Repetir Pedido", agilizando a criação de novos pedidos a partir de pedidos anteriores.
- Novos botões para visualizar os produtos da última compra e os mais vendidos para o cliente.
- Novo botão para visualizar a imagem do produto na tela de lançamento de pedidos.
- Ampliação da observação nos pedidos para 500 caracteres, permitindo a inclusão de mais detalhes.
- Nova configuração para impressão de pedidos via impressora bluetooth com bobina de 80mm.
- Novo parâmetro para imprimir o endereço do cliente na configuração da impressão.
- Nova opção de procura pelo tipo do pedido na tela de relatórios.
- As legendas dos pedidos nos relatórios foram aprimoradas para diferenciar a origem do pedido (Call Center, Mobile do vendedor ou de outro vendedor).
- Ajuste no aplicativo para suporte ao idioma inglês, ampliando a acessibilidade.
App PDV versão 01.00.13
- Novo parâmetro que habilita o aplicativo para vendas fora do estabelecimento, com aplicação automática dos CFOPs 5.103 (produção própria) e 5.104 (revenda).
- Implementação da liberação de supervisor para autorizar descontos acima do limite máximo configurado.
- Melhorias na aplicação de acréscimos e descontos por item e na finalização de operações.
- Aplicação automática do desconto configurado no cadastro do cliente.
- Nova mensagem informativa ao aplicar desconto em vendas com itens promocionais, alertando que o desconto não se aplica a esses itens.
- Remoção da validação obrigatória de CNPJ/CPF para vendas de até R$ 10.000,00.
- Nova funcionalidade para reimpressão dos comprovantes de vendas, pré-vendas, orçamentos e pedidos.
- Implementação da leitura de códigos de barras de etiquetas de balança, aplicando automaticamente o peso e preço do produto na venda.
- Nova opção para visualizar as descrições completa e resumida dos produtos.
App Dashboard versão 01.00.06
- Nova tela de detalhes do produto, que exibe as principais informações do cadastro.
- Nova funcionalidade de detalhamento de estoque no app, diferenciando o estoque da loja física e da loja web, a quantidade reservada e a disponível.
- Melhoria no relatório de desempenho dos vendedores, exibindo apenas os vendedores com vendas registradas no período informado.
App Coletor versão 01.26.00
- Nova opção para visualização da descrição detalhada dos produtos coletados.
- Novo botão para pré-visualizar a lista durante a coleta de produtos.
- Implementação de mensagem flutuante após a leitura de cada código, exibindo a descrição do produto correspondente ou o alerta "PRODUTO NÃO CADASTRADO".
- Mudança para permitir informar manualmente uma descrição para facilitar a identificação dos produtos não cadastrados.
EMC Backup versão 07.00.11
- Melhoria para reiniciar automaticamente o EMC Integrador após a execução do backup.